Antes da final da Copa do Brasil, a diretoria do Vasco tinha acertado tudo com o lateral Puma Rodríguez para um novo contrato com duração até dezembro de 2027. Restam detalhes burocráticos para que o jogador assine o novo contrato. Considerado peça importante no elenco por sua versatilidade, o jogador deve ser convocado pela seleção uruguaia para a Copa do Mundo de 2026. Com isso, Puma vai ser mais valorizado e o Vasco, por consequência, terá um ativo mais valioso no mercado.
O lateral chegou ao Vasco em janeiro de 2023, vindo do Nacional-URU, comprado por US$ 2 milhões (aproximadamente R$ 11 milhões pela cotação da época), e disputou 124 jogos com a camisa número 2. Ao desembarcar no Brasil, Puma veio com status de titular. Mesmo assim, a diretoria buscou mais um jogador para a posição.
Paulo Henrique, que estava sem espaço no Atlético-MG, foi contratado por empréstimo em fevereiro de 2023. A concorrência acirrou a boa disputa no setor. Muitos treinadores passaram e Puma foi mostrando sua versatilidade dentro de campo. Atuou como lateral-esquerdo, função desenvolvida pelo técnico Fernando Diniz, e jogou como segundo lateral-direito, em uma linha mais a frente, junto com PH.
Aos 28 anos, Puma jogou 124 partidas, marcou 8 gols e deu 10 assistências desde que chegou ao Vasco. Nesta temporada, foram 43 jogos, 2 gols e 3 assistências.


O dono da camisa número 6. Já e hora de Piton partir.