O ano mágico de 1997 não sai da memória do torcedor do Vasco. Seja pela brilhante conquista do Campeonato Brasileiro ou pelas atuações espetaculares do atacante Edmundo, que terminou a competição como artilheiro com 29 gols, recorde à época e que durou até 2003.
Só que o dia 11 de setembro de 1997 entrou para a história do Brasileirão. Nunca nenhum jogador tinha feito 6 gols em uma mesma partida. Edmundo escreveu o novo capítulo em cima do União São João de Araras, em jogo válido pela 17ª rodada.
E era para ter sido 7, mas Edmundo acabou desperdiçando uma cobrança de pênalti. Até hoje, quem mais fez gols em uma mesma partida fez “apenas” cinco: Ronaldo Fenômeno, Nunes, Roberto Dinamite e Magno Alves, por exemplo, estão nesta seleta lista.
O Animal segue dono do recorde de gols em um mesmo jogo, mesmo 28 anos depois. Edmundo fez 29 dos 69 gols do Vasco naquela edição do Campeonato Brasileiro, o que corresponde a 42% do total de gols da equipe.
FICHA TÉCNICA
Vasco 6 x 0 União São João – São Januário / RJ
Vasco: Márcio; César Prates, Alex, Mauro Galvão e Felipe; Luizinho (Odvan), Naza (Fabrício), Ramon e Juninho (Mauricinho); Edmundo e Pedrinho
Técnico: Antônio Lopes
União: Adinam; Paulo Sales, Lica, Balu, Augusto e Léo; Ricardo Lima, Kelé (Vágner), Mazinho (Leonardo) e Jéferson; Lisandro e Itamar
Técnico: Basílio
- Juiz: Clever Gonçalves (MG)
- Renda: R$ 14.390,00
- Público: 1.313 pagantes
- Cartões amarelos: César Prates, Edmundo, Luizinho, Naza, Felipe (V); Lica e Lisandro (U)
- Cartão vermelho: Balu
Gols: Edmundo, aos 30 segundos do primeiro tempo; Edmundo, aos 23 min, 27 min, 29 min, 34 min e 44 min do segundo tempo.