O Vasco deu o passo mais importante da sua história para voltar aos grandes momentos dentro de campo. Ao ter a aprovação de 97,7% dos credores presentes à Assembleia, a diretoria passa a ter a responsabilidade de conduzir a Recuperação Judicial e recolocar o clube dentro de um equilíbrio financeiro.
O encontro, que durou mais de seis horas, foi interrompido algumas vezes e teve discursos emocionantes, como do ex-atacante Valdir, que votou a favor da proposta apresentada pela diretoria, é um marco na história do Vasco. Nunca, nenhum dirigente teve a coragem de encarar os problemas de frente e resolvê-los.
O presidente Pedrinho e seus pares arregaçaram as mangas e foram em busca de soluções. A crise financeira, que beirou à falência do clube, somada a falta de credibilidade no mercado fizeram o Vasco ficar muito atrás dos concorrentes neste século. Foram 4 rebaixamentos e apenas um título grande, a Copa do Brasil, em 2011. A torcida não aguenta mais tanto sofrimento, mas jamais abandonou o time.
É claro que rodadas de negociações nunca são vantajosas para ambos os lados. Se ninguém ceder, a corda arrebenta. Por mais duro que seja o deságio de algumas classes (conforme imagem abaixo), esta medida foi vista como a única para reerguer o gigante Vasco da Gama.
Detalhes importantes do acordo proposto aos credores do Vasco:
— Pagamento de até R$ 200 milhões em até 19 anos.
— Descontos que variam entre 60% e 90%, a depender da classe dos credores.
— Prioridade total a trabalhadores e credores da CBF/FIFA, visando evitar transfer-ban.
— Criação de mecanismo de antecipação de pagamentos em caso de novas receitas.
— Proteção da operação e continuidade das atividades da Vasco SAF.
— O Vasco poderá ajustar parcelas em até 50% em caso de queda de receitas ou rebaixamento.
— Com a homologação do plano, dívidas do clube ficam suspensas judicialmente.

Agora, a diretoria aguarda a homologação por parte da juíza que acompanha a RJ para, enfim, olhar para o futuro com a responsabilidade necessária, que não foi vista nos últimos 40 anos de gestão do Vasco. Vale lembrar que a dívida bilionária não nasceu da noite para o dia e ela foi acumulando com inúmeros fracassos e descasos administrativos.


Qual era o montante da dívida original e quanto o Vasco terá que pagar na totalidade?
Boa noite!
Não sei se são anos de decepções, mas prefiro aguardar os próximos anos para ver se vamos de fato, evoluir.