Todo torcedor vascaíno tem o Flamengo com o maior rival e esta história começou 352 jogos atrás, quando o Vasco venceu o adversário por 3 a 1, no dia 29 de abril, pelo Campeonato Carioca de 1923. Depois deste primeiro encontro, a rivalidade aumentou, as histórias vieram e os ídolos surgiram. Roberto Dinamite e Zico são os ícones do Clássico dos Milhões.
Nada mais emblemático do que o encontro de dois jogadores que se desafiavam, que fizeram suas carreiras com objetivos e a competição era apenas em campo. Fora, as famílias eram amigas e conviviam muito bem no Maracanã, por exemplo.
Certa vez, o nosso maior ídolo contou esta história. “Fazíamos a preliminar e quando acabava o jogo, íamos para as cadeiras azuis com as nossas famílias para acompanhar Vasco e Flamengo. Depois, eu seguia para Caxias e o Zico para Quintino”, disse Dinamite, em entrevista à Bradesco Esportes FM, em 2015.
Dinamite foi meu comentarista na Rádio Bradesco e a coluna ‘Detona, Dinamite’ era um mergulho no túnel do tempo. Roberto ficava horas e horas relembrando os treinos, os momentos na concentração, os jogos, os duelos com os zagueiros adversários e muito mais. No entanto, o respeito sempre foi gigante.
“Éramos amigos fora do campo. O único que não falava muito era o Junior, mas depois que paramos viramos grandes amigos. Teve uma vez que fomos para a seleção e teve um Vasco e Flamengo na sequência. Na primeira bola que recebi, o Mozer chegou forte e me derrubou. Olhei para ele e ele falou: ‘Levanta, Roberto. Dali em diante, entendi que dentro de campo era eu contra eles”, brincava Dinamite.
Outro momento marcante desta rivalidade foi quando Zico, na despedida do Roberto, vestiu a camisa do Vasco. O amistoso foi diante do La Coruña, do nosso craque Bebeto, que tinha sido campeão brasileiro em 89.

CURIOSIDADES DO CONFRONTO
Total de jogos: 352 J / 141 V (vitórias do Flamengo), 106 (E) e 105 (vitórias do Vasco)
Gols marcados: 468 (Flamengo) e 408 (Vasco)
Última vitória: 05/03/23 – Vasco 1 x 0 Flamengo (gol do Puma Rodríguez)
Maior goleada: 26/4/1931, Vasco 7 x 0 Flamengo (gols do Russinho (4) Mário Mattos (2) e Sant’Anna)
Maior artilheiro: Roberto Dinamite (27 gols)
Maior série invicta: 23 partidas (16 vitórias e 7 empates) entre 13 de maio de 1945 e 25 de março de 1951
6 Comentários
Excelente reportagem, são momentos que não voltam mais e que parecem não existirem nos dias atuais, será que não temos amigos em times rivais com a mesma história?
Matéria legal, bem elaborada S.V
muito obrigado e é sempre importante resgatar nossa história.
valeu, amigo. Tempo conta a nossa história e precisamos escrever novos capítulos.
Hoje o maior adversário do clube da Gávea é o empate. Se antes esse clássico mexia com as duas torcidas, hoje é apenas um outro jogo para muitos torcedores rivais que não viveram a história do confronto.
Precisamos recuperar quem nós somos para voltar a causar preocupação em quem nos enfrenta.
Saudações vascaínas!
o quanto antes!! SV