Cria de São Januário, o volante Barros viu sua vida mudar radicalmente nesta temporada. Depois de dois empréstimos (Amazonas e América-MG) e de pouca confiança dos treinadores que comandaram o Vasco, ele foi chamado de volta pelo técnico Fernando Diniz. Após observações do departamento de scout e do diretor técnico Felipe, o camisa 88 voltou antes do fim do empréstimo junto ao América-MG e é peça fundamental na equipe. São 9 jogos como titular e nenhuma derrota do Vasco com ele em campo (números abaixo).
Durante o período em Minas Gerais, o volante despertou o interesse do Cruzeiro, que tentou, por duas vezes, a sua contratação. No entanto, a atual gestão não topou negociar o atleta. A volta sem custos, antes do fim do contrato com o Coelho, foi muito bem conduzida pelo diretor executivo Admar Lopes, que enxergou uma brecha no contrato.
Barros chegou de volta ao Vasco e não foi colocado logo entre os titulares. Havia um entendimento da comissão técnica de que o atleta precisava amadurecer um pouco e respeitar o caminho natural para assumir a vaga. Paciente, o volante esperou a sua vez e quando entrou no time titular, não saiu mais.

Daí em diante, os números abaixo explicam como Barros virou peça importante e titular na equipe nesta reta final da temporada.
BARROS COMO TITULAR (9 JOGOS, 5 VITÓRIAS E 4 EMPATES)
27/08 (Copa do Brasil) – Vasco 1 x 1 Botafogo
31/08 (Camp. Brasileiro) – Sport 2 x 3 Vasco
11/09 (Copa do Brasil) – Botafogo 1 (3) x 1 (5) Vasco
14/09 (Camp. Brasileiro) – Vasco 2 x 2 Ceará
21/09 (Camp. Brasileiro) – Flamengo 1 x 1 Vasco
24/09 (Camp. Brasileiro) – Vasco 3 x 1 Bahia
27/09 (Camp. Brasileiro) – Vasco 2 x 0 Cruzeiro
05/10 (Camp. Brasileiro) – Vasco 4 x 3 Vitória
15/10 (Camp. Brasileiro) – Fortaleza 0 x 2 Vasco

