O lateral-direito Paulo Henrique se destaca pela força física, excelentes cruzamentos (seja com o pé direito ou esquerdo, como no gol do Rayan contra o Cruzeiro), mas o lado artilheiro tem tido mais espaço em 2025. Até agora, foram 4 gols e 4 assistências na temporada. Ontem, representantes da seleção brasileira estiveram em São Januário e viram de perto um dos melhores laterais do futebol brasileiro.
“O Paulo Henrique é um postulante claríssimo para ir à Copa do Mundo. Depois que saíram Daniel Alves e Marcelo, praticamente ninguém se firmou. Tivemos Jorginho e Branco, Cafu e Roberto Carlos, depois Daniel Alves e Marcelo. O Paulo Henrique tem algo diferente. É um jogador extremamente potente. Tem uma potência parecida com o Walker, que jogava no City. Está ganhando confiança e passando a acreditar no próprio potencial, se apropriando da própria potência. Minha vinda para cá talvez tenha sido para isso, para ajudar ele nisso”, ressaltou o técnico Fernando Diniz.
No esquema tático montado pelo treinador, os laterais viram alas ou pontas, dependendo do lance de ataque. E PH tem aparecido como elemento surpresa, sempre fazendo a leitura correta das jogadas. Isso tudo sem esquecer do papel defensivo.
“É um jogador muito decisivo, já decidiu algumas partidas comigo aqui. Um lateral que decide jogo é um ganho para toda a equipe. Na parte defensiva, também é muito sólido. Dificilmente perde combate direto. Está ganhando cada vez mais consciência na parte tática, de quando fechar a linha, abrir, avançar, conter mais. É um jogador que já está no radar e continuando assim será um postulante a disputar a Copa do Mundo. Isso é muito claro”, elogiou Diniz.

