Quando o técnico Fernando Diniz escolheu o lateral-direito Puma Rodríguez para substituir o lateral-esquerdo Lucas Piton, o torcedor do Vasco ficou desconfiado. O elenco conta com duas opções para o setor: Victor Luís e Leandrinho. No entanto, Diniz bancou o uruguaio como titular. Desde o jogo com o Botafogo, na semifinal da Copa do Brasil, no Nilton Santos, Puma vem agradando e sendo peça importante no esquema tático.
Além da chegada ao ataque com possibilidade de chutes ao gol, Puma tem ao seu favor a bola aérea defensiva e ofensiva. Ontem, na vitória em cima do Bahia por 3 a 1, foi dele o gol da virada, de cabeça, no segundo tempo. Isso já abre discussão em vários grupos de torcedores sobre a permanência do lateral como titular, mesmo depois da volta do Piton.
“Ele é um jogador que tem qualidades muito importantes. Recaem sobre ele algumas críticas na questão da marcação, e comigo ele está indo cada vez melhor nesse quesito. Ele é um jogador grande, alto, forte, rápido e sempre jogou de lateral. Um jogador com essas características não tem por que marcar mal. Ao meu ver, era uma questão mais de orientação, de treinamento e de cobrança. Acredito que o Puma ainda tem muito para evoluir, é um jogador que eu gosto bastante”, avaliou Diniz, que fez uma revelação.
“Ele é um jogador com quem eu tenho uma relação ótima desde que cheguei, já tentei levar ele para trabalhar comigo. Ele é um jogador que eu gosto, sempre falei isso internamente. E eu quero que ele permaneça. Tem um poder de decisão importante, bate muito bem na bola, ajuda muito na bola aérea ofensiva e defensiva”, exaltou o treinador.
Puma tem contrato com o Vasco até dezembro e a renovação ficou congelada para o fim de temporada. O jogador foi contratado em janeiro de 2023 e chegou do Nacional, do Uruguai, com status de jogador de seleção e salário de titular. No entanto, perdeu espaço e a vaga para Paulo Henrique.
A diretoria do Vasco entende que Puma pode ser peça importante nas próximas temporadas, seja no time titular ou como reserva imediato, mas algumas questão travam a renovação, que vai muito além do desejo de ambas as partes.
Puma quer ter mais minutagem para poder jogar a Copa do Mundo pelo Uruguai e a diretoria pretende oferecer um salário dentro da nova realidade.
“Na minha concepção ele é um jogador para ficar no Vasco, com toda certeza”, avisou o técnico Fernando Diniz. E isso terá um peso enorme na permanência do atleta. Dependendo da reta final da temporada e das competições que o Vasco disputar, Puma vai ganhando mais espaço para ficar por mais alguns anos.

Puma, surpreendentemente, marca melhor pela esquerda, que pela direita. Piton vão ter que ralar muito !!!
você tem toda razão!!!
Surpreendeu jogando fora da posição ! Que continue assim por um bom tempo ! O Vasco precisa e a torcida agradece !
e quem ganha é o Vasco!!