O cria da base Rayan, de 18 anos, vem sendo monitorado por gigantes europeus nos últimos anos. Suas atuações na seleção brasileira de base e no profissional do Vasco chamaram a atenção de muitos clubes. Alguns, de forma informal, procuraram a direção para entender modelos de negócios. No entanto, os torcedores do Al-Hilal invadiram as redes sociais do clube saudita pedindo a contratação do atacante.

O jogador tem contrato com o Vasco até dezembro de 2026, mas a diretoria está em conversas com o staff do atleta para estender o vínculo e aumentar a multa rescisória. Há um entendimento interno que o valor de mercado do jogador pode ultrapassar R$ 200 milhões com a performance do atleta. A permanência do cria da base nesta janela foi um pedido especial do Fernando Diniz.
Desde a chegada do técnico vascaíno, o atacante vem sendo lapidado como uma joia e cresceu muito de rendimento. Em 2025, Rayan marcou 10 gols e deu uma assistência. O jogador está atrás apenas do artilheiro Vegetti, que soma 24 gols.
Desde que subiu para o time principal, em 2023, Rayan atuou 81 partidas, marcou 13 gols e deu 3 assistências. No entanto, com o técnico Fernando Diniz, a joia da base do Vasco tem tido mais sequência de jogos e minutagem com a camisa vascaína.
Rayan chegou ao Vasco em 2012 trazido pai e ex-zagueiro do clube, Valkmar. Nas categorias de base, a fama de artilheiro rompeu barreiras. Em 2022, pelo sub-17, ele fez 29 gols em 34 partidas, e também foi o jogador mais jovem a marcar na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha), em 2023. A fama de artilheiro vem de longe. Rayan marcou 280 gols até os 11 anos de idade.
Rayan é o jogador mais jovem do século XXI a entrar em campo.
Um comentário
Ele ainda não estar na altura do Estevão e do Endrick, pois eles na idade dele estavam muito a frente dele.
Pra mim o Rayan tem que mostrar muita bola, eu ainda não vi ele fazer um grande jogo com times de primeira pratilheira do futebol brasileiro.